Estudo de Idiomas

29/09/2012 21:11

ESTUDO DE IDIOMAS

    Estive lendo sobre a importância de estudar uma segunda língua e pude verificar o quanto o assunto é interessante. No final da leitura você praticamente decide se dedicar a aprender uma língua estrangeira.

    Segundo os especialistas o aprendizado exercita o cérebro, desenvolve habilidades de concentração e organização e ainda pode ajudar na prevenção do  “ Mal de Alzheimer” ou pelo menos atrasar o aparecimento da doença em alguns anos, o que já é uma ótima notícia.

    Os adultos enfrentam uma desvantagem quando comparados as crianças, estas aprendem com mais facilidade e sem sotaque, simplesmente incorporam a nova língua. A criança que aprende uma nova língua terá mais agilidade de pensamento e maior capacidade de resolver problemas, não significa mais inteligência e sim mais proficiência. Se por acaso você está na dúvida de colocar seu filho em uma escola bilíngue ou de matriculá-lo em algum curso, suas dúvidas acabaram. Além disso, a exigência do mercado de trabalho neste quesito,  é muito clara.

    Mesmo com algumas desvantagens os adultos não devem desanimar, pois manter o cérebro em atividade é mesmo fundamental, além disso, podem obter satisfação pessoal e melhora na auto estima.

    Outro ponto curioso que apareceu nas minhas leituras foi o estudo do Esperanto. Isso mesmo, aquela língua internacional que de vez em quando é citada em alguma reportagem. Há estudos que revelam que as crianças que estudaram Esperanto obtiveram resultados muito melhores e mais rápidos no estudo de outras línguas,  até mesmo em outras áreas de estudo, como a matemática e a geografia.

    Hoje em dia com a internet a nossa disposição temos opções gratuitas de cursos. É claro que vai exigir muita disciplina, organização e persistência, mais é uma idéia a se levar em consideração. Por outro lado, os cursos presenciais em escolas especializadas também estão bem difundidos, pode ser que algum caiba no seu bolso, porém não se iluda também exige dedicação e estudo, nada cai do céu.

 

 

—————

Voltar